Gostou do artigo? Compartilhe!

CISTO DE BAKER

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo
DESCRIÇÃO
  Ampliar  

DESCRIÇÃO

O Cisto de Baker, também chamado de Cisto Poplíteo, é uma formação cística preenchida com líquido que pode se formar atrás do joelho. O líquido no interior do cisto é o líquido sinovial, que é o líquido natural lubrificante que temos dentro das nossas articulações.
 
CAUSAS
  Ampliar  

CAUSAS

O cisto acaba se formando pela produção excessiva do líquido sinovial no interior do joelho. Em adultos o cisto de Baker normalmente se forma devido a um problema intra-articular, como artrite, lesão de cartilagem ou lesão de menisco. Em crianças pequenas o cisto pode se formar sem que haja um problema intra-articular. Os pais costumam ficar muito aflitos, ao notarem um inchaço atrás do joelho do filho, na maioria das vezes indolor.
 
SINTOMAS
  Ampliar  

SINTOMAS

O paciente percebe que existe "uma bola" atrás do joelho, que pode doer com os movimentos de flexão e extensão da articulação e, em certos casos, causar alguma rigidez. Muitos pacientes não sentem dor e notam apenas o inchaço atrás do joelho. Existem casos onde cistos volumosos se rompem e o líquido sinovial extravasa para a panturrilha, causando muita dor e um inchaço na perna. O quadro pode parecer uma TVP ( trombose venosa profunda ).
 
DIAGNÓSTICO
  Ampliar  

DIAGNÓSTICO

Eu sempre peço para os meus pacientes fazerem um exame de Ressonância Magnética. Com esse exame eu consigo identificar o cisto e também ver se existem outras alterações, como sinovite ( inflamação da sinóvia - o tecido que reveste a articulação por dentro ) e lesões de cartilagem ou de menisco. O exame é muito importante também para descartar outras patologias, como tumores, aneurismas ou trombose.
 
TRATAMENTO
  Ampliar  

TRATAMENTO

O tratamento depende de vários fatores e o seu médico irá orientá-lo em relação ao melhor tratamento para o seu caso em particular. Ele pode indicar apenas medicamentos antiinflamatórios. Alguns casos podem precisar de punção do cisto para esvaziá-lo. Outros casos podem precisar da infiltração de medicamento diretamente dentro do cisto. Naqueles casos onde o cisto é causado por lesão de cartilagem ou de menisco, por exemplo, o tratamento será uma cirurgia para corrigir a lesão que está causando a formação do cisto. Em crianças pequenas o tratamento costuma ser apenas o acompanhamento, já que o cisto tende a desaparecer sozinho, sem necessidade de tratamento.
 
MÉDICO ESPECIALISTA
  Ampliar  

MÉDICO ESPECIALISTA

Consulte sempre um bom ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para avaliar o seu caso, indicar os exames necessários e o melhor tratamento.
 

Autor

Dr Adriano Karpstein

Dr Adriano Karpstein

Medicina Esportiva, Ortopedista e Traumatologista

Especialização em Cirurgia de Joelho, Traumatologia Esportiva e Cirurgia Artroscópica no(a) Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná.